skip to the main content area of this page
Projectos

2006-2007


Plataforma de Partilha de Conhecimento Geográfico e Temporal


Em função da capacidade que as Tecnologias de Informação demonstram ter para transmitir conhecimento, concebeu-se uma forma de proporcionar à comunidade o papel de o construir, de modo inovadora. Deste projecto resultou uma plataforma de construção, partilha e difusão de conhecimento referenciado de forma geográfica e temporal. Para tal foram desenvolvidos uma aplicação para dispositivos móveis, uma aplicação web, serviços de comunicação e uma Base de Dados.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: Miguel Alexandre Ferreira; Sérgio Francisco Oliveira

Relatório:




2005-2006


Plataforma Jornalística


Este projecto consiste na elaboração de uma plataforma de apoio a jornalistas, composta por três aplicações, uma aplicação móvel, uma aplicação Windows e uma aplicação Web. Estas aplicações visam facilitar o processo de publicação de diversos conteúdos num portal de noticias, diminuindo ao máximo o tempo que decorre entre a ocorrência e a publicação da noticia.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: João Salgueirinho; José Santos; Nuno Tendais

Relatório:


Plataforma Médica


Este projecto, que surgiu da necessidade de melhorar o comportamento e capacidade de resposta das unidades de saúde, assenta sobretudo no desenvolvimento de uma aplicação distribuída que envolve, fisicamente, dispositivos móveis, PDA, uma aplicação Windows, e também serviços de middleware sobre uma Base de Dados. Assim e, visando aproximar a relação entre paciente/médico, essa necessidade passa por, entre outros, aumentar a periodicidade e melhorar o fluxo de informação entre essas entidades.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: Bárbara Freitas; Marco Coelho; Pedro Fernandes

Relatório:




2004-2005


Submissão e Correcção Automática de Trabalhos Práticos


Desenvolvimento de um sistema com interface Web para a submissão e posterior correcção automática de trabalhos práticos. O sistema deve permitir ao professor disponibilizar trabalhos práticos relativamente a determinadas disciplinas bem como permitir a este a introdução de prazos limite de entrega. Os alunos devem poder visualizar os trabalhos disponibilizados pelos professores e submete-los até à data limite de entrega. Os professores pode optar por corrigir automaticamente os trabalhos submetidos pelos alunos e fazer diversos testes sobre eles, sejam estes inerentes a uma determinada linguagens de programação ou de língua portuguesa. Os professores devem ainda poder atribuir uma nota individual ou uma nota por grupo através do auxilio de um relatório gerado automaticamente em conformidade com os testes efectuados. Os alunos devem poder constituir grupos tendo a possibilidade de poder alterar a sua constituição. O Módulo desenvolvido deverá possuir uma interface interactiva, que independentemente dos conhecimentos informáticos do utilizador, deverá poder ser utilizada de modo simples.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: Nuno Caridade; Victor Correia

Relatório:


Apoio a Entidades E-Schooling


Desenvolvimento de um sistema de informação com interface Web para o apoio basico ás principais entidades de um sistema de E-Schooling. O sistema deverá disponibilizar operações de inserção, remoção e actualização de docentes, alunos, disciplinas e encarregados de educação bem como a gestão das relações entre as diferentes entidades.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: Pedro Ribeiro; Rui Lopes

Relatório:


Telemetria Automóvel


Construção de um sistema capaz de monitorizar on-line o comportamento de vários dispositivos automóveis (podem ser de diferentes marcas e funcionamento por cada fabricante) e alertar o condutor/agência/etc... para situações de anormalidade bem como permitir estudos de comportamento.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: Emanuel Sousa; José Carlos Rodrigues; Fátima Santos

Relatório:


Geração e Adaptação de Portais E-Schooling


Este projecto tem com objectivo o desenvolvimento de uma plataforma que efectue a replicação automática de portais orientados ao E-Schooling. Por replicação automática compreende-se a criação em run-time de novas instâncias totais de portais E-Schooling, i.e., passando pela replicação da camada de dados, middleware e interface e posterior publicação em ambiente Web. É ainda objectivo deste projecto, a criação de uma plataforma que possibilite adaptar ás diferentes realidades, os diversos portais criados. Pretende-se assim que seja possível alterar de forma significativa o aspecto do portal bem como de alguns parâmetros acerca do destino das instâncias criadas.

Orientadores: Nuno Rodrigues; Pedro Henriques

Autores: Pedro Marques; Rui Silva

Relatório:

Para mais detalhes acerca de algum dos projectos aqui mostrados, como por exemplo o fornecimento do código do programa ou outras curiosidades é favor contactar o responsável pelo laboratório, Nuno Rodrigues.